Marketing, para simplificar, é trabalhar com as motivações das pessoas incentivando-as a agir. Seja para comprar um produto, doar horas de trabalho para uma ONG, fazer um curso online ou ouvir uma música. Para levar as pessoas a fazer isso, os especialistas de marketing contam com vários recursos e a gamificação é um deles. Gamificação ou Gamification, é um tópico importante no mundo do marketing, porque quando usado corretamente é ótimo para inspirar pessoas a agirem e continuarem fazendo isso no tempo vindouro.
No entanto, apesar do fato de gamification ser algo que a humanidade pratica há séculos, a palavra em si ainda é estranha para muitas pessoas. O xadrez, por exemplo, é uma maneira gamificada de ensinar estratégia, análise e várias outras habilidades de pensamento que são muito úteis, mas normalmente é visto apenas como um jogo. E o próprio termo, “gamificação”, é desconhecido por muitas pessoas. Para prová-lo acesse o site do dicionário Aurélio e procure o termo, o resultado da busca te dará 10 outras opções de resultados e nenhum deles será a definição de Gamificação.
Então, que negócio estranho é este? Gamificação, nada mais é do que integrar elementos de jogos com atividades e contextos que não são de jogos/games. Isso é utilizado tanto para educar, entreter e/ou engajar. Quando feito corretamente, a distância entre o produto e a estratégia de gamification fica tão imperceptível que é quase impossível diferenciá-la.
A gamificação efetiva é baseada em comportamentos humanos que naturalmente fazem com que as pessoas queiram retornar para uma determinada atividade. A base é a motivação, que pode ser intrínseca ou extrínseca(externa). A motivação é extrínseca quando depende das recompensas recebidas. Por exemplo, parte da estratégia gamificada do eBrightConnect são as recompensas entregues aos participantes do evento que possuem pontuações mais altas. Aqui, por meio de motivação extrínseca, o eBrightConnect incentiva os participantes a comparecerem a mais sessões, acessarem mais conteúdo do Centro de Recursos, visitar mais estandes de patrocinadores, etc. Por outro lado, a motivação se torna intrínseca quando trata-se da alegria que você obtém ao fazer a atividade . Se você entra em sua primeira sessão, encorajado pelos prêmios que pode ganhar, mas ao longo da sessão acaba descobrindo que o conteúdo é tão interessante que você não se preocupa mais em permanecer devido à sua motivação original, a motivação extrínseca se torna intrínseca.
Ambos, tanto motivadores intrínsecos como motivadores extrínsecos, são úteis e necessários, afinal cada um possui seus desafios. A natureza da motivação extrínseca exige que a recompensa mude constantemente, mesmo que seja ganhar um prêmio diferente e/ou melhor. Caso contrário, o interesse inevitavelmente se esgota.
É por este motivo que os eventos virtuais gamificados da plataforma eBrightConnect possuem um sistema de pontos e emblemas, mas também oferecem a possibilidade de reivindicar prêmios que vão desde vale-presente Netflix até dispositivos de tecnologia.
A motivação intrínseca requer um tipo diferente de suporte. Aqui, a comunidade torna-se crucial, pois alimentará seu interesse em continuar com a atividade em que já encontra-se engajada. Fazer parte de uma comunidade, como as que são construídas através da plataforma eBrightConnect, lhe dará um senso de competição e relacionamento.
A competição é vital porque o desafio é um excelente motor para que as pessoas tentem ultrapassar seus limites, fazer um esforço para aprender habilidades e pesquisar mais. Se uma atividade não for desafiadora o suficiente, você perderá o interesse. Se isso o sobrecarregar, você se sentirá frustrado ou ansioso, e provavelmente acabará desistindo.
A sensação de apoio que você recebe da comunidade à qual pertence é o parentesco. Quando você se sente integrado, fazendo parte, em uma comunidade, é mais provável que consiga superar grandes desafios, pois as pessoas o entendem e estão dispostas a ajudar. Na plataforma eBrightConnect, você encontrará esse suporte por meio de chats, seções de perguntas e respostas, Break Outs e Meetups.
Uma estratégia de gamificação adequada mudará o resultado de seu evento virtual, de sua estratégia de vendas e/ou programa de fidelidade. Contate nossos especialistas para descobrir como.
Tendências – Gami…o que? O que é gamification ou gamificação?
By: Ana Maria Enciso – Novembro 2020
Deixe uma resposta